Sobre

Este projeto tem por objetivo problematizar concepções de infâncias e diferença a partir de imagens e sons produzidos no cinema, oportunizando aos praticantespensantes do cotidiano educacional pensarem de forma diferente aquilo que vem sendo pensadopraticado na educação escolar. A concepção teórica que propicia o tipo de análise que pretendemos, situa-se em uma perspectiva que rompe com a ideia de uma investigação que procura um modelo “iluminado” e “verdadeiro” que sirva de parâmetro para o conhecimento. Movimentamo-nos entre o pensamento pós-estruturalista, tendo como interlocutores principais Gilles Deleuze, Felix Guattari, Michel Foucault, Tomaz Tadeu da Silva, Alfredo Veiga-Neto,Sílvio Gallo, Rodrigo Guéron e os estudos dos cotidianos, conversando com Nilda Alves, Inês Barbosa Oliveira, Carlos Eduardo Ferraço. A pesquisa será desenvolvida mediante a criação do Ateliê de Imagem e Educação – AIE, na UNEMAT, campus universitário de Cáceres e será implementada através da realização de cineclubes que abordarão os problemas da pesquisa. Os filmes são considerados intercessores para o pensamento, e as narrativas e imagens produzidas a partir das conversas com os praticantespensantes da educação são consideradas personagens conceituais.

PALAVRAS-CHAVE: Cinema, infâncias, diferença e currículo

ABSTRACT:

This project has to discuss conceptions of chilhoods and difference from images and sounds produced in movies, providing opportunities to thinkingpractitioners the evereday educational thinking differently what has been thoughtpracticed in school education. The theoretical design that provides the kind of analysis we want, it was located in a perspective that breaks with the idea about the investigation to seekfor a model “illuminated” and “true” to serve as a parameter for knowledge. We move from the post-structuralist thought, the main interlocutors Gilles Deleuze, Felix Guattari, Michel Foucault, Tomaz Tadeu da Silva, Alfredo Veiga-Neto, Silvio Gallo, Rodrigo Guéron and studies of everyday education, talking to Nilda Alves, Inês Barbosa Oliveira, Carlos Eduardo Ferraço. The research will be developed throughcreating the Education and Image Laboratory in UNEMAT, campus of Cáceres and will be implemented through apresentation movies clubs that will address the problems of research. The films are considered intercessors for thought, and the stories and images produced from conversations with thinkingpractitioners education are considered conceptual characters.